Harry Potter e A Câmara Secreta

 

Harry Potter é um jovem bruxo de 12 anos que estuda na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que está de férias em sua casa, onde mora com seus tios e um primo que são insuportáveis, pois seus pais foram mortos por um bruxo das trevas chamado Voldemort.

 

Enquanto estava em casa, uma estranha criatura, um elfo doméstico (uma criatura mágica que serve como escravo para uma família, a não ser que seja libertado recebendo roupas) chamado Dobby aparece e diz que Harry não deve voltar para Hogwarts, do contrário correrá um perigo mortal. Dobby acaba trazendo problemas para Harry com seus tios, que decidem prendê-lo em seu quarto pelo resto das férias.

 

Seu amigo Rony vem salvá-lo voando em um carro voador e foge com Harry para sua casa, A Toca, onde fica sabendo que a irmã de Rony, Gina, vai entrarpara Hogwarts este ano. Então Harry e a família Weasley vão para o Beco Diagonal comprar o material escolar.

 

Chegando lá ele encontra sua amiga Hermione. Eles vão para uma livraria e conhecem seu novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas: Gilderoy Lockhart, um famoso escritor bruxo metido a bonitão.

 

Harry também encontra seu inimigo, Draco Malfoy e seu pai, Lúcio Malfoy, que humilha a família Weasley e fala mal dos pais de Hermione por serem trouxas (nome dado a quem não é bruxo).

 

Ao irem para Hogwarts, Rony e Harry perdem o trem que os levaria. Ele então decidem ir com o carro voador, mas quando chegam na escola eles batem no Salgueiro Lutador, uma árvore viva que destruiu o carro, que fugiu para a Floresta Proibida.

 

E assim o ano escolar em Hogwarts começou, e para Harry ele já começou de um modo ruim. Ele começa a ouvir uma voz assassina pelos corredores da escola, vai seguindo-a e encontra a gata do zelador petrificada e uma mensagem escrita na parede que dizia “A Câmara Secreta foi aberta. Inimigos do herdeiro...cuidado”.

 

Segundo a lenda, Hogwarts foi fundada por quatro grandes bruxos: Godric Gryffindor , Helga Hufflepuff, Rowena Ravenclaw e Salazar Slytherin, que fundaram as Casas Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina, respectivamente. Salazar Slytherin achava que a escola só devia aceitar pessoas que só tinham bruxos na família, e discutiu com os outros fundadores por causa disto ele foi embora. Mas antes de deixar a escola, Salazar Slytherin fez uma câmara escondida no castelo guardando uma terrível criatura, um monstro que só pode ser controlado pelo seu herdeiro.

 

Harry, Rony e Hermione suspeitam que talvez tenha sido Draco Malfoy quem abriu a câmara, então tomaram a poção Polissuco, uma poção e te deixa idêntico a outra pessoa, para se passar pelos amigos de Malfoy. Porém eles descobrem que não foi ele, e ele não sabe quem foi, mas seu pai lhe disse que a câmara já foi aberta à 50 anos atrás, e uma garota filha de pais trouxas foi morta.

 

E para piorar a situação de Harry, todos descobrem que ele é um ofidioglota (quem consegue falar com as cobras) e acham que ele é o herdeiro de Slytherin, já que ele também era ofidioglota.

 

Enquanto isso, ataques não param de acontecer, e todos eles são contra filhos de pais trouxas.

 

Potter acha um diário que pertenceu a um antigo aluno de Hogwarts chamado Tom Riddle, com que ele pode se comunicar através do livro, escrevendo nele. Além disso o livro o levou ao passado e mostra que Hagrid, na sua época em Hogwarts tinha uma grande aranha de estimação chamada Aragogue, que foi dada como culpada da morte da garota que morreu à 50 anos. Por isso Hagrid foi expulso.

 

Mais um ataque acontece, e dessa vez a vítima é Hermione Granger.

 

Hagrid foi preso como medida de segurança do Ministério da Magia e Dumbledore perdeu o cargo de diretor. Mas antes de ir, Hagrid disse a Rony e Harry que seguissem as aranhas. Eles seguiram uma trilha de pequenas aranhas anhás floresta e encontraram Aragogue – que agora é uma gigantesca aranha – que disse que nunca feriu, muito menos matou ninguém, e que por essa razão, Hagrid é inocente. Mas na hora de irem embora ele e seus terríveis filhotes tentaram devorá-los, o que teria acontecido seu o carro voador do pai de Rony não tivesse aparecido para salvá-los.

 

O pior ainda estava por vir: Gina foi levada para a Câmara Secreta. Então os dois resolvem entrar nela e foram buscar o professor Lockhart, mas descobrem que ele era um covarde que estava tentando fugir. Então eles o levam para a câmara na esperança de que ele possa ser útil.

 

Chegando em um túnel que leva à câmara, Lockhart tenta lançar um feitiço para apagar a memória dos dois, mas acaba causando um desmoronamento, obrigando Harry a seguir em frente sozinho.

 

Harry entra na câmara e vê Gina deitada inconsciente no chão e também vê Tom Riddle, que revela que é Lorde Voldemort preservado em uma lembrança dentro do diário. Ele descobre que Gina é quem abriu a câmara, possuída pelo diário, recebendo ordens de Riddle.

 

Tom Riddle então chama o monstro da câmara: um basilisco. Usando uma espada que pertenceu a Godric Gryffindor, ele mata o basilisco e, usando uma presa dele, perfura o diário de Tom Riddle, matando-o. Assim, Hogwarts está salva novamente.

 

Harry descobre que Dobby pertence à família Malfoy e o liberta, trazendo grande felicidade ao seu novo amigo.

 

Um filme certamente espetacular por sua ousadia ao fazer seus efeitos especiais. Dentre eles podemos citar uma aranha robótica gigantesca e uma escultura de uma cobra de mais de 10 metros. Com uma história cheia de mistérios e magia para nos divertir, mostrando a jornada de um jovem bruxo a quem sempre acontecem coisas estranhas e amedrontadoras. O longa ensina-os a usar a imaginação de um modo totalmente diferente e grandioso, além de mostrar o poder da perseverança e da coragem.


Share